A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica que se dedica para a identificação e alteração de padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que podem contribuir para problemas emocionais e comportamentais. Esse modelo de psicoterapia busca compreender a forma como os indivíduos interpretam as situações da vida e como reagem a isso.
Essa abordagem é bastante específica, clara e direta e ajuda os pacientes a identificar pensamentos negativos ou distorcidos, substituí-los por pensamentos realistas e positivos e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e assertivas para lidar com as situações desafiadoras do seu cotidiano e da vida de modo geral.
Esse modelo de psicoterapia é utilizado para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente como depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.
Além disso, a Terapia Cognitivo-Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, tais como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, desenvolvimento pessoal e muitos outros.